sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Quero PAZ

EU QUERO PAZ, AGORA!
“Eu tenho um sonho”. Como Martin Luther King, um dos ícones da não violência, eu poderia começar este post repetindo o célebre chavão que usou em um dos seus mais famosos discursos, comandando a ação dos negros dos Estados Unidos na luta pela igualdade de direitos.
Sim, eu tenho um sonho. E é de ver o Brasil, essa terra da diversidade, longe da violência, com paz. É realizável? Eu acho que sim. Mas também acho que depende de uma ação que envolva todos os brasileiros - ou pelo menos sua maioria.
E é o que aqui, agora, começamos a construir, com esta blogagem. A participação de blogueiros de todo o Brasil mostra que há, sim, uma preocupação com a violência e, como contrapartida, um desejo de paz, de não violência. Poderíamos, então, gritar: Nós queremos paz! E queremos agora!
Não é assim que as coisas funcionam, todos nós sabemos. Para chegar a um clima de paz, de não violência há um caminho. E ele não é curto. Os exemplos já nos foram dados por Luther King, por Ghandi e por vários outros líderes que, em várias partes do mundo, adotaram a não violência como princípio. Basicamente - e em uma grossa simplificação - funciona assim: Não faço aos outros o que não desejo para mim.
Neste aspecto a não violência começa no pequeno gesto. E passa, e muito, pela educação, que leva a um outro passo, o da integração econômica, de melhores condições de vida. O que temos de fazer, então, é começar um caminho que, no caso do Brasil, vá, de passo em passo, melhorando as condições de vida da grande maioria, universalizando a educação, proporcionando empregos e renda.
Se efetivamente quisermos paz - e todos nós a queremos - temos de começar agora.

Fonte e autoria:
http://www.linoresende.com.br/blog/eu-quero-paz-agora/

Um comentário:

Anônimo disse...

Jojô:
Obrigado pela citação. O texto tem algum tempo, mas acredito que continue atual. O que nele foi dito ainda é válido, pois todos precisamos de paz, e que ela ocorra já.