domingo, 13 de abril de 2008

"Força Nacional"

Força Nacional
11/04/2008

Uma Força Nacional de combate à dengue poderá ser criada para enfrentar a doença no próximo ano. O assunto foi discutido na quinta-feira, em Brasília, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, juntamente com uma equipe técnica. A proposta, feita por secretários estaduais e municipais, de criar um plano emergencial, serviria para situações de epidemia como a do Rio de Janeiro.

Uma estratégia de mobilização deve ser divulgada nos próximos dias para reunir governadores, prefeitos e escolas do Brasil. Será uma maneira de discutir a aplicação de ações intersetoriais e permanentes para controlar a dengue.

Enquanto o assunto era discutido em Brasília, outra reunião ocorria no Rio de Janeiro. Equipes do Ministério da Saúde e da Educação se reuniram com a Secretaria de Saúde e Defesa Civil, com reitores, diretores de hospitais universitários e coordenadores de cursos na área da saúde. O encontro foi para estabelecer um plano de contingência para combater a doença em 2009.

Uma série de sugestões foi dada por universidades públicas e escolas politécnicas. Entre elas está a criação de uma rede de informações com experiência adquiridas com o combate à dengue vivido este ano. Além disso, seria feito uma mobilização da comunidade acadêmica nos esforços de prevenir a proliferação do mosquito.

As universidades e escolas acreditam ainda que os profissionais de saúde que trabalharão no combate à doença devem ter total acesso aos materiais de campanha e aos resultados das ações realizadas no controle do aedes aegypti no Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.combatadengue.com.br/noticiasDetalhe.php?idnoticia=102

Nenhum comentário: